CRM imobiliário: como potencializar o seu uso?

A modernidade chegou com tudo para o mercado imobiliário. Atualmente, podemos ver as mais diversas estratégias em digitalização de processos no setor. E essa é uma tendência que segue as exigências do novo consumidor por qualidade e modernidade no atendimento. É, enfim, para atender a essa necessidade que o CRM imobiliário ganha espaço no mercado.

Não coincidentemente, entre tanta tecnologia e inovação, o uso das plataformas de gestão se fazem cada dia mais necessárias para o crescimento. Através delas, afinal, é possível gerenciar processos e entregar os melhores resultados numa empresa da construção.

Mas, para isso, você precisa saber como potencializar o uso da sua plataforma de CRM. Assim, é muito mais fácil extrair o melhor dela e impulsionar suas vendas com qualidade e força. Quer descobrir como fazer isso?

Hoje, em parceria com o CV – Construtor de Vendas, nós vamos te ensinar as melhores práticas para utilizar seu CRM imobiliário da forma mais eficiente possível. Acompanhe com a gente!

Primeiro, escolha uma plataforma de qualidade

Com toda a certeza, a plataforma que você escolhe para gerenciar suas vendas será a primeira variável para definir o sucesso da sua caminhada. Isso acontece porque nem todas as ferramentas cumprem com aquilo que prometem, e é nesse momento que você precisa ter cautela.

Para evitar “comprar gato por lebre”, é muito importante que você tenha em mente tudo aquilo que um bom CRM deve te oferecer. Dessa forma, você consegue entender o que está sendo ofertado e refletir sobre as possibilidades da plataforma para a sua incorporadora.

Via de regra, o ideal é que um CRM ofereça soluções em:

  • Prospecção: diz respeito à captação de potenciais clientes;
  • Venda: se refere ao processo comercial, como um todo;
  • Relacionamento: contempla o pós-venda e os pontos de contato com o cliente;
  • Gerenciamento: diz respeito às diferentes possibilidades de gestão na plataforma;
  • Integração: a criação de um ecossistema de tecnologia personalizado para sua empresa.

Esses são os cinco principais pontos nos quais um bom CRM deve tocar. Enquanto prospecção, venda e relacionamento trabalham com o processo comercial, gerenciamento e integração ficam encarregados das atividades mais internas e estruturais da empresa.

Tenha um bom entendimento em Funil de Vendas

Agora que você escolheu sua plataforma, chegamos ao segundo momento de importância.

No fim das contas, de nada importa possuir um software completo se o seu entendimento sobre marketing não for condizente com sua necessidade. Sendo assim, é imprescindível que você reserve um momento para estudar sobre o Funil de Vendas e entender suas possibilidades.

O Funil de Vendas é um modelo estratégico que apresenta a jornada do lead do primeiro contato com sua empresa até o momento em que ele resolve fechar a compra. Dessa forma, o funil possui…

  • Topo: o topo de funil é a etapa referente ao momento de aprendizado e descoberta sobre o problema. Aqui, o lead ainda é muito novo e precisa ser bastante trabalhado.
  • Meio: o meio de funil apresenta leads mais maduros, mas que ainda não estão prontos para a compra. Eles ainda devem ser qualificados para passar à etapa seguinte.
  • Fundo: o fundo de funil, finalmente, é aquele que apresenta os leads mais qualificados. Estes, via de regra, estão prontos para receber contato de sua equipe comercial.

Entendendo o Funil de Vendas, você consegue ter uma noção mais prática do CRM. Isso acontece porque a plataforma, por vezes, traz a representação em funil, possibilitando que você analise quantos leads foram captados, quantos estão sendo encaminhados e quantos esfriaram.

Capacite suas equipes de Vendas e Marketing

Descobriu a melhor plataforma para sua empresa e aprendeu conceitos básicos do Marketing? Então você já tem quase tudo o que precisa para otimizar o uso do seu CRM imobiliário. Nesse momento, é hora de qualificar suas equipes e preparar seus times dentro da ferramenta.

O CRM é uma plataforma que explora a sinergia entre equipes. Portanto, é importante que seus times sejam treinados em conjunto e aprendam mais sobre os universos de outras partes da empresa.

Venda e Marketing são duas áreas que muito se comunicam dentro do CRM. É através dele, afinal, que a equipe de Marketing trabalhará os leads da melhor forma e passará contatos mais qualificados para a equipe de Vendas. Portanto, esses times devem estar em constante contato, de forma que:

  • As informações internas sejam sempre compartilhadas;
  • Cada equipe saiba o que a outra equipe faz diariamente;
  • Os leads não se sintam perdidos na hora da “passagem de bastão”;
  • A plataforma assegure um uso integrado e em equipe.

Automatize tarefas repetitivas

Para que serve um CRM senão para otimizar sua rotina?

Pois bem, é justamente esse o papel da plataforma. Por isso, não hesite em automatizar atividades e agendar tarefas repetitivas. Só assim você garantirá mais autonomia para suas equipes e muito mais produtividade nos trabalhos diários.

Através da automação de marketing, seu time consegue:

  • Agendar postagens e stories;
  • Criar comunicação eficiente via chatbot;
  • Disparar e-mails com mais facilidade;
  • Nutrir a base de leads com mais rapidez e assertividade.

Os benefícios que a tecnologia de CRM pode trazer para sua incorporadora não são poucos. Tudo o que você precisa é entender como a plataforma funciona e trabalhar em conjunto para aprimorar sua utilização interna.

Personalize seus fluxos de trabalho

Os fluxos de trabalho, ou workflows, são estruturas que ditam nossa rotina de trabalho em determinada atividade. Sendo assim, podemos criar um workflow de leads, atendimento, reserva e muito mais.

Mas a grande sacada deste tópico é a personalização desse fluxo. Com um CRM de qualidade, você pode criar, editar e reformular seu workflow conforme a necessidade da sua empresa. Assim, é possível garantir processos mais fluidos e menos engessados, que tenham a cara da sua incorporadora.

Personalizando seu fluxo de trabalho no CRM, você pode:

  • Criar uma rede de atividades sempre atualizadas;
  • Reduzir custos e retrabalhos no meio do caminho a qualquer momento;
  • Ter mais transparência nas suas atividades internas;
  • Gerir e acompanhar seus processos com muito mais rapidez.

Estude métricas e indicadores oferecidos no CRM imobiliário

Se você tem um CRM, não pode deixar de conferir os relatórios, métricas e indicadores disponibilizados pelo software. Por mais que pareçam complicados ou diferentes, os indicadores são na verdade muito simples de ler, e o bom acompanhamento deles pode mudar de vez sua capacidade de crescimento interno.

Para tanto, vamos entender melhor o que são essas palavrinhas:

  • Métricas: são quantitativos de medida simples, na forma de valores brutos (numéricos).
  • Indicadores: são medidas de desempenho calculadas através do conjunto de métricas.
  • Relatórios: são documentos que apresentam históricos, dados e valores relevantes para a análise de crescimento de uma empresa.

Não se assuste! Um CRM de qualidade entrega suas métricas, indicadores e relatórios de forma visualmente simples e legível. Dessa maneira, você não precisa dominar todas as nomenclaturas e definições para entender o crescimento da sua incorporadora: por isso mesmo o CRM pode ser o melhor amigo da sua gestão.

Foque na experiência do seu cliente

O Customer Experience (CX), ou Experiência do Cliente, é uma das coisas mais importantes para o empreendedorismo contemporâneo. Com o mercado imobiliário, não é muito diferente: no setor, a experiência do consumidor é um pilar que deve ser considerado a todo momento.

Quando você prioriza o CX dentro da sua gestão imobiliária, você está necessariamente dando protagonismo a uma das cinco grandes áreas do CRM: o relacionamento. Através dele, afinal, é possível dar ao cliente o melhor atendimento e acompanhamento. Ou seja, a melhor experiência.

E os benefícios disso são muitos! Dentre eles:

  • Maiores chances de o cliente voltar a fazer negócio com você;
  • Criação de um laço de fidelidade entre cliente e empresa;
  • Aumento da indicação dos clientes satisfeitos;
  • Melhora significativa das pesquisas de satisfação.

Por fim, integre com outras plataformas com o CRM imobiliário

Por último, mas não menos importante, trazemos a importância das integrações. Sendo um dos pilares mencionados no começo deste artigo, a integração é um potencializador de processos. E isso não é por acaso: o mundo, hoje, pede pela criação de ecossistemas, grandes conjuntos de soluções.

Como resultado, o mercado da construção vem criando diferentes formas de integrar soluções e criar grandes redes de suporte dentro do setor. Não coincidentemente, é justamente isso que um bom CRM imobiliário pode oferecer à sua empresa.

Através das integrações possibilitadas pelo CRM, você pode ampliar sua automação de atividades e estabelecer mais autonomia para colaboradores, gestores e diretores. Além disso, é por meio dessas integrações, também, que você consegue estimular sua autoridade no mercado e impor sua marca.

Ao lado de plataformas como o CV- Construtor de Vendas, você pode integrar com:

  • Chatbots e aplicativos de mensagem instantânea;
  • Plataformas de automação de Marketing;
  • Portais imobiliários;
  • Redes de assinatura eletrônica;
  • ERPs de qualidade;
  • Empresas de análise de crédito.

Incrível, não é mesmo? São mais de 30 integrações para você assegurar o melhor para sua incorporadora. E, claro, para seus clientes também. Tudo isso numa só tela de computador, com facilidade e otimização.

Conclusão

Hoje, você pôde aprender mais sobre as boas práticas no uso do CRM imobiliário. Agora, você sabe quais são as melhores formas de garantir o uso mais eficiente possível da sua plataforma de CRM, desde a escolha da ferramenta até as principais medidas para utilizá-la com assertividade.

Que tal, então, colocar os seus novos conhecimentos em prática? Se você ainda não tem um CRM imobiliário para sua incorporadora ou loteadora, pode conversar com um de nossos especialistas e agendar sua demonstração. Nós estamos aqui para te ajudar a impulsionar suas vendas!

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Você sabia que o Construtor de Vendas é parceiro Sienge?

O CRM mais completo do mercado imobiliário se juntou ao ERP apaixonado por construção civil. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama completo da sua incorporadora na tela do computador.

Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade na gestão comercial. Quer conhecer mais? Descubra o site do Construtor de Vendas.

Pra saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, continue acompanhando o blog Sienge ou confira o Blog do CV e nos siga no Instagram!

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