Ata da Oitava Assembléia Geral da ASAEE

ATA DA OITAVA ASSEMBLÉIA GERAL DA
ASSOCIAÇÃO SULAMERICANA DE ENGENHARIA ESTRUTURAL

Faça Download do PDF da Ata  pdficon_large    get_adobe_reader

Às dezoito horas e vinte minutos do dia vinte e quatro de maio de 2006, quarta-feira, reuniram-se os membros da Associação Sul Americana de Engenharia Estrutural – ASAEE, no Auditório do Hotel Nacional Inn, sito à Av. Benedicto de Campos, 35, na cidade de Campinas, Estado de São Paulo, Brasil.
A Mesa Diretora da Assembléia foi formada pelos membros presentes da Comissão Diretiva da ASAEE, quais sejam: Engo. Dario Lauro Klein, Presidente; Engº Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, Secretário Executivo; Engº Carlos Ricardo Llopiz, Presidente das XXXI Jornadas (Argentina 2004); Engº Mauro Augusto Demarzo, Presidente das XXXII Jornadas (Brasil 2006) e o Engº Ricardo Bellido de Luna, Presidente das XXXIII Jornadas (Chile 2008). O Vice-Presidente, Engº Rodolfo Saragoni, não pode comparecer à Assembléia.

1) Eleição do Secretário de Atas

Após a abertura da Assembléia pelo Presidente, e do registro dos presentes no livro de atas, foram iniciados os trabalhos. Para secretariar a Assembléia foi indicado o Engo. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho (Brasil), que teve seu nome aprovado por aclamação.

2) Aprovação da Ordem do Dia

A seguir, o Presidente, Engº Dario Lauro Klein, colocou em votação a proposta de ordem do dia, divulgada na convocação para a Assembléia, datada de 22 de Março de 2006, da qual constavam os seguintes tópicos:

1) Eleição do Secretário de Atas;
2) Aprovação da Ordem do Dia;
3) Aprovação da Ata da 7ª Assembléia de 19/05/2004 (Mendoza, Argentina);
4) Informe da Presidência;
5) Informe da Secretaria;
6) Eleição dos Revisores de Contas;
7) Prestação de Contas;
8) Atualização da Anuidade;
9) Eleição do Presidente e Vice-Presidente;
10) Escolha da Sede das XXXIV Jornadas;
11) Assuntos Diversos.

Posta em votação, a ordem do dia foi aprovada, sem alterações, por unanimidade.

3) Aprovação da Ata da 7ª Assembléia Geral da ASAEE

O Engº Dario Lauro Klein comunicou que a ata da 7ª Assembléia, como de costume, havia sido publicada no website da Associação na internet (asaee.org.br

).
Após a leitura de alguns dos trechos mais importantes, referentes à alteração dos estatutos, foi colocada em votação a aprovação da ata. A mesma foi aprovada por unanimidade, sem ressalvas.

4) Informe da Presidência

O Presidente da ASAEE, Engº Dario Lauro Klein, fez um breve relato das atividades da Associação desde a última Assembléia, ocorrida em maio de 2004, em Mendoza:
- Reportou a mudança de endereço eletrônico e comentou as melhorias implementadas no website da Associação;
- Discutiu a situação da Revista da ASAEE e informou que estão sendo feitos preparativos para solicitar apoio financeiro para a revista às instituições de fomento brasileiras;
- Comunicou a incorporação, pela ASAEE, do Comitê Latino-Americano de Estruturas (CLAES), entidade criada para discutir a questão de normalização e difusão de conhecimentos na área de engenharia de estruturas. Esclareceu que os recursos remanescentes do CLAES haviam sido transferidos para a conta da ASAEE e ficariam reservados para atividades ligadas à divulgação científica e discussões de normalização;
- Informou que, pela primeira vez, a administração financeira do evento havia sido compartilhada entre a direção da ASAEE e o Comitê Organizador do Evento. Todo o ingresso de verbas referente às inscrições e taxas de publicação foi efetuado na conta da ASAEE, que recolheu as anuidades das inscrições e disponibilizou o restante para o Comitê Organizador. Esta estrutura deverá ser adotada, doravante, em todas as conferências, reforçando a presença institucional da Associação nos eventos.
- Relatou o interesse em contratar uma estagiária para dar suporte à condução das atividades administrativas da Associação.
5) Informe da Secretaria

O Secretário Executivo da ASAEE, Engº Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, reforçando o relato do Presidente, fez uma apresentação contendo um balanço geral das atividades da ASAEE no período e discutindo as necessidades futuras.
De forma resumida, informou o Secretário:
- Que foi efetuada a assinatura de um convênio com o Instituto Brasileiro do Concreto, ocorrida em 10 de agosto de 2005, visando o desenvolvimento de atividades de colaboração e intercâmbio de informações. O convênio (vide cópia em anexo), prevê a troca de publicações, participação das diretorias em eventos da conveniada, integração de comitês técnicos e tratamento diferenciado dos sócios da conveniada em atividades organizadas por cada parte;
- Que existe uma necessidade de efetuar um recadastramento de sócios, com atualização de bancos de dados para contato e situação de adimplência;
- Que foi dado início ao processo de montagem de um caderno de orientações sobre organização das Jornadas, que servirá de referência para os futuros comitês organizadores do evento;
- Que está sendo montada uma estrutura eletrônica que permitirá apoiar a organização das próximas edições das Jornadas, através da recepção de resumos e papers, controle da avaliação científica e divulgação de informações. Se for do interesse do novo Comitê Diretivo, esta plataforma de apoio aos congressos poderá ser disponibilizada no site da Associação, já a partir de 2007.
Em relação às necessidades futuras, sugere o secretário:
- Nomeação de cônsules, ou delegados da ASAEE, nos países onde se localizam as principais concentrações de sócios, que poderiam atuar como pontos focais da Associação;
- Nomeação dos 10 nomes faltantes do conselho científico e apoio à maior participação dos Conselheiros na avaliação dos trabalhos dos eventos;
- Montagem de comitês técnicos para discussão de temas que possam vir a se constituir em base de possíveis publicações técnicas da Associação, na forma de Práticas Recomendadas ou Boletins Técnicos, em convênio com o IBRACON, quando posível;
- Estruturação de um Manual de Orientações para Elaboração de Propostas de Organização de Eventos, a ser distribuído a futuros postulantes à organização das Jornadas;
- Organização de Boletins Informativos Eletrônicos, a serem distribuídos aos sócios, atualizando os mesmos sobre as atividades da Associação;
- Estímulo ao crescimento da base de assinantes da Revista da ASAEE. Estudo da possibilidade de disponibilização de versão eletrônica da revista;
- Montagem de uma infra-estrutura de suporte ao comércio eletrônico de artigos técnicos das Jornadas e outras publicações da ASAEE.

6) Eleição dos Revisores de Contas

Após o relato da diretoria, foram eleitos os revisores de contas. Para compor a comissão encarregada de avaliar a prestação de contas foram sugeridos os nomes do Engº Eduardo Miranda (Brasil) e do Engº Ronaldo Battista (Brasil), os quais foram aprovados por unanimidade pela Assembléia.

7) Prestação de Contas

O Engº Dario Lauro Klein, presidente da ASAEE, apresentou, com auxílio de um equipamento de projeção, a prestação de contas referente ao período de maio de 2004 a maio de 2006.
Foi informada a aquisição de um computador pela ASAEE, a ser locado na secretaria permanente,
em Porto Alegre.
Foram apresentados os gastos com a transferência do website para um provedor especializado.
Foram apresentados e discutidos os registros dos ingressos das inscrições e realização de alguns dos pagamentos referentes ao evento em Campinas, constituindo a nova forma de atuação da ASAEE.
Após a apresentação da prestação de contas, o Engº Dario Lauro Klein teceu alguns comentários sobre a situação financeira da ASAEE e encaminhou os documentos para os revisores de contas. Estes, ao finalizarem a análise da documentação, se manifestaram favoráveis à aprovação da prestação de contas. Posta em votação na Assembléia, a prestação de contas foi aprovada por unanimidade.

8) Atualização da Anuidade

O Engº Dario Lauro Klein, presidente da ASAEE, propôs um aumento no valor das bi-anuidades, de US$ 30,00 para U$ 40,00.
Informou ainda que, como de costume, as bi-anuidades haviam sido cobradas juntamente com as inscrições das Jornadas em Campinas. Portanto, todos os presentes estariam com suas obrigações em dia com a ASAEE até as XXXIII Jornadas.
Após deliberações, foi aprovada, por unanimidade, a elevação da bi-anuidade, sendo que o novo valor já será incorporado às inscrições para o próximo evento e servirá de referência para pagamentos dos sócios no período interveniente.
A Assembléia delegou, ainda, à Comissão Diretiva da ASAEE, autorização para ajustar o custo da assinatura da Revista Sul-Americana de Engenharia Estrutural, para o biênio 2006-2008, após realização de estudo sobre custos efetivos de publicação e análise dos resultados dos esforços efetuados no sentido de obter financiamento para editoração e publicação da mesma.

9) Eleição do Presidente, Vice-Presidente e Secretário Executivo

O Engº Dario Lauro Klein deu início aos procedimentos para eleição da nova Comissão Diretiva, com mandato para o biênio 2006-2008.
O Presidente solicitou à Assembléia sugestões de nomes para ocupar os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Secretário Executivo. Tendo em vista as mudanças no estatuto aprovadas na Assembléia anterior, foi enfatizado que o Secretário Executivo deveria ser oriundo da cidade de Porto Alegre.
O Engº Jorge Daniel Riera sugeriu a recondução dos membros atuais, visto que os mesmos ainda se encontravam em primeiro mandato. O mesmo informou que tinha informações de que o Engº Rodolfo Saragoni estaria de acordo com a continuidade do mandato.
O Engº Dario Lauro Klein aceitou o convite. O Engº Luiz Carlos Pinto da Silva Filho colocou o cargo à disposição, alegando sobrecarga de trabalho. Todavia, diante da ausência de nomes e de apelos para reconsideração da decisão, o mesmo concordou com sua indicação.
Colocada para consideração da assembléia, a sugestão foi aprovada, por ampla maioria, com três abstenções e nenhum voto contrário. Ficaram então eleitos:
- Dario Lauro Klein, Engenheiro Civil, brasileiro, solteiro, para o cargo de Presidente;
- Rodolfo Saragoni, Engenheiro Civil, chileno, casado, para o cargo de Vice-Presidente;
- Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, Engenheiro Civil, brasileiro, casado, para o cargo de Secretário Executivo.

10) Escolha da Sede das XXXIV Jornadas e do Membro III da Comissão Diretiva

O Presidente da ASAEE, Engº Dario Lauro Klein, informou à Assembléia que grupos das cidades de San Juan (Argentina), Rio de Janeiro (Brasil) e Mérida (Venezuela) haviam manifestado interesse em organizar as XXXIV Jornadas Sul Americanas de Engenharia Estrutural, em 2010.
O Presidente salientou que a Comissão Diretiva, em reunião na véspera, havia decidido sugerir à Assembléia que aceitasse o pleito da Universidade de Los Andes (ULA), de Mérida, na Venezuela, em virtude do fato de que, desde 1975, as Jornadas não são organizadas na Venezuela.
O Engº Eduardo Miranda, representando o pleito do Rio de Janeiro, se manifestou dizendo que o grupo de estruturas da COPPE tinha grande interesse em organizar as Jornadas e lembrando que há muito tempo as mesmas não ocorriam no Rio de Janeiro. Apesar disto, concordou em retirar a candidatura para organização das Jornadas de 2010, a pedido do Presidente, transferindo o pleito para as Jornadas de 2012. O representante do grupo da cidade de San Juan se manifestou de forma similar. Ficou acertado que os dois grupos apresentarão propostas formais para organização das Jornadas de 2012 durante as Jornadas de 2008, em Santiago do Chile.
Diante das retiradas das candidaturas alternativas, a Assembléia aprovou, por unanimidade, a candidatura da Universidade de Los Andes para realização das Jornadas no ano de 2008, na Venezuela, em data e sede a ser definida.
Foi então discutida a nomeação do membro III da Comissão Diretiva, vaga aberta pela saída do membro I, Engº Guilherme Salles de Mello, presidente do Comitê Organizador das XXX Jornadas (ocorridas em Brasília, em 2002), e da conseqüente promoção dos demais membros.
Nesta ocasião se manifestou o Engº José Bellido de Luna, solicitando sua substituição como Presidente das Jornadas a serem realizadas no Chile, em 2008,e membro da Comissão Diretiva da ASAEE, por motivos de sobrecarga de trabalho. O mesmo sugeriu o nome do Engº Victor Iván Fernández-Dávila Gonzáles, Director da Escuela de Ingeniería Civil en Obras Civiles de la Facultad de Ciências Físicas y Matemáticas de la Universidad Central del Chile como substituto.
O nome sugerido foi aclamado pela Assembléia e o Engº Victor Iván Fernández-Dávila Gonzáles foi nomeado como futuro presidente das XXXIII Jornadas e Membro II da Comissão Diretiva da ASAEE. O Engº José Bellido de Luna garantiu que continuará dando apoio à organização das Jornadas.
Resolvida a questão, e tendo em vista a escolha de país sede, ficou definido que o novo membro III da Comissão Diretiva da ASAEE seria o Engº William Lobo Quintero, Professor da Facultad de Ciências Físicas y Matemáticas, Escuela de Ingeniería Civil da Universidad de Los Andes, Mérida, Venezuela, que foi nomeado Presidente da Comissão Organizadora das XXXIV Jornadas.
O Engº William Lobo Quintero, com auxílio da Engº Mónica Puglisi V., apresentou material informativo sobre a cidade de Mérida (Venezuela) e a Universidad de Los Andes, que será a anfitriã das Jornadas de 2010.

11) Composição da nova Comissão Diretiva da ASAEE

Com a substituição do membro II e da Nomeação do Membro III da ASAEE, fica a Comissão Diretiva constituída pelos seguintes membros:
Presidente: Dario Lauro Klein, brasileiro, engenheiro civil, solteiro, maior, RG nº4005510625, CPF nº. 107877470-6;
Vice-Presidente: Rodolfo Saragoni Huerta, chileno, engenheiro civil, casado, Passaporte nº. 5022611-5;
Secretário Executivo: Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, brasileiro, engenheiro civil, casado, RG nº. 17421012 (SSP-SP) CPF nº. 554364470-15;
Membro I: Mauro Augusto Demarzo, brasileiro, engenheiro civil, casado. RG nº. 17421012(SSP-SP) CPF nº. 551183308-82;
Membro II: Víctor Iván Fernández-Dávila Gonzales, peruano, engenheiro civil, casado, carné identidade nº. 14515361-1;
Membro III: William Lobo Quintero, venezuelano, engenheiro civil, casado, passaporte nº. C1675770 (Republica Boliviana de Venezuela).

12) Assuntos Diversos

Ao final da apresentação do Engº William Lobo Quintero, o Presidente da ASAEE, Engº Dario Lauro Klein, abriu a palavra à Assembléia, para manifestações sobre assuntos gerais.
Foi aprovada, por aclamação, uma proposta de voto de louvor à Comissão Organizadora das XXXII Jornadas, liderada pelos Profs. Mauro Augusto Demarzo e Francisco Antônio Menezes.
Foram feitas ainda manifestações sobre a necessidade de estimular a participação de jovens nos congressos e a submissão de artigos de qualidade à Revista da ASAEE.
Terminadas as manifestações e nada mais havendo a tratar, o Presidente agradeceu o comparecimento dos sócios da ASAEE e encerrou a reunião, da qual, para constar e para os devidos fins, foi lavrada a presente ata.

Campinas, Brasil, 24 de maio de 2006.

Engº Dario Lauro Klein
Presidente da ASAEE